sábado, 7 de fevereiro de 2009

Grupos de Pesquisa no CNPq e Nucleos de Pesquisa do Campus IX

Grupos de Pesquisa no Campus IX e no CNPq

Solos e Meio Ambiente
Lider: Prof. D. Sc. Joaquim Pedro Soares Neto
Repercussões dos trabalhos do grupo
Participantes: 3
Linhas de Pesquisa:

Cultura, Resistência, Etnia e Linguagem (CREL) --- Em breve!!!
Lider: Prof. D. Sc. Ricardo Tupiniquim Ramos
Repercussões dos trabalhos do grupo
Participantes:
Linhas de Pesquisa:

Desenvolvimento Agroambiental
Lider: Prof. D. Sc. Tadeu Cavalcante Reis
Repercussões dos trabalhos do Grupo:
Participantes: 17 pesquisadores; 28 estudantes e 7 técnicos
Linhas de pesquisa: 18

Infancia, Pedagogia e Formação de Professores
Lideres: Prof. D. Sc. João Bosco Pavão e Prof. M. Sc. Débora Anunciação da Silva Bastos Cunha
Repercussões dos trabalhos do Grupo: O grupo pretende realizar estudos e pesquisas sobre a infância, a educação infantil, os processos de ensino e aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental e a formação de professores. O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e estudantes vinculados ao grupo serão socializados visando a melhoria das condições de ensino e aprendizagem das crianças da rede pública de ensino na região oeste da Bahia.Participantes: 5 pesquisadores
Linhas de Pesquisa: 4

 
Produção e Tecnologia Vegetal no Bioma Cerrado
Líder: Prof. D. Sc. Fabio del Monte Cocozza
Repercussões dos trabalhos do Grupo: O grupo de Pesquisa em Produção e Tecnologia Vegetal no Bioma Cerrado vem atuando na região oeste do estado da Bahia em duas áreas, a saber: Vale e Cerrado. Na região do Vale, predomina a agricultura de subsistência com culturas tradicionais. No Cerrado, com culturas em escala empresarial e intensiva. A região limita-se a Oeste com os estados de Goiás e Tocantins, norte com Piaui, sul com o Noroeste de Minas Gerais. Entre as atividades de pesquisa e extensão do grupo formado por alunos, bolsistas de iniciação científica, monitores voluntários e professores pesquisadores dos cursos de agronomia e ciências biológicas do campus IX da UNEB/Barreiras, destacam-se: identificar condições de armazenamento para as sementes nativas do cerrado como meio de preservar a biodiversidade da região; avaliar formas de produção de mudas nativas estudando a sua fisiologia vegetal em função do aproveitamento de substratos agrícolas; identificar tratamentos eficazes que permitam maior conservação pós-colheita de frutos e hortaliças; identificar o potencial alelopático de espécies arboreas nativas para fins de recuperação de áreas degradadas; desenvolver tecnologias socioambientais adequadas à produção e conservação de produtos de origem vegetal nativos ou não, agregando valor aos mesmos. Recentemente o grupo criou uma publicação eletronica, a Revista Agroambiental, no sistema SEER, que visa divulgar pesquisas que minimizem o impacto ambiental promovendo a sustentabilidade da região. O grupo realiza anualmente seminário local visando divulgar e registrar o desenvolvimento de novos produtos vegetais através de analises sensoriais com potenciais consumidores, publicando resultados científicos em eventos nacionais e internacionais. Além disso, o grupo busca parcerias com ongs, prefeituras municipais,empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa, sempre visando a difusão de suas ações na região.
Participantes: 12 pesquisadores; 15 estudantes e 4 técnicos
Linhas de Pesquisa: 7

Manejo Integrado de Doenças de Plantas
Líderes: Prof. D. Sc. João Luis Coimbra
Prof. (a) D. Sc. Florisvalda da Silva Santos (UFBA - Barreiras, BA)
Repercussões dos trabalhos do Grupo: O grupo de pesquisa Manejo integrado de doenças de plantas foi criado para fortalecer e incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área de Fitopatologia junto a Universidade do Estado da Bahia voltado para a região do Oeste baiano. O grupo formado por pesquisadores de instituições públicas e privadas têm como objetivo desenvolver trabalhos em parceria voltados ao manejo integrado de doenças de diversas culturas através de métodos culturais, químicos e biológicos embasados em estudos epidemiológicos. Diversos trabalhos de pesquisa vem sendo desenvolvidos com aporte financeiro de instituições como a FAPESB,CNPq, do Centro de Recursos Ambientais da Bahia (CRA-BA), Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (FUNDEAGRO)e outras instituições privadas. Dentre esses trabalhos pode-se destacar os estudos epidemiológicos de doenças na cultura de oleaginosas como a mamona, o girassol e o pinhão manso. Destaca-se, também, trabalhos na área de biotecnologia com destaque para o controle biológico de nematóides e fungos fitopatogênicos na cultura do algodão e da soja, além de pesquisa com a Biodiversidade de fungos com potencial para controle biológico de patóegnos de solo no cerrado baiano. Destaca-se, ainda trabalhos de pesquisa de manejo de doenças com agentes químicos na cultura do cafeeiro.
Participantes: 7 pesquisadores, 11 estudantes e 1 técnico
Linhas de Pesquisa: 6

Formação de Professor e Curriculo
Lider: Marilde Queiroz Guedes
Participantes:
Linhas de Pesquisa:
-----------------------------------------------------------------------------------------------
7 Nucleos de Pesquisa e Extensão no Campus IX
Nucleo de Estudos Didáticos (NED)Profa. Soraia Cunha
Projeto de Pesquisa derivado deste Nucleo: Formação Docente e Interdisciplinaridade

Nucleo de Educação Infantil
Profa. Debora Anunciação da Silva Bastos Cunha

Nucleo de Estudos e Pesquisa em Produção Animal (NEPPA)
Prof. D. Sc. Danilo Quadros de Gusmão

Nucleo de Alfabetização de Jovens e Adultos (NEJA)
Profa. Ana Jovina de Carvalho

Nucleo de Educação e Cidadania (NUEC)
Prof. Edson Santana

Núcleo de Estudos e Pesquisas em educação Matemática
Prof. Samuel Meira Dutra

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Leitura
Profa. Maria Aparecida Souza Guimarães

À Coordenação Geral
Em 29 de novembro de 2010 às 13:00hs

Nenhum comentário: